Vinculada ao projeto Capes PrInt do PPGPS/UERJ, a doutoranda Luisa Bertrami realizou período de doutorado sanduíche no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), na Universidade do Minho (Portugal), participando de eventos através do programa de internacionalização Capes PrInt, com o intuito de promover a troca de conhecimento, a vivência em culturas e contextos sociais diferentes e fazer parcerias com instituições do exterior.
Segundo Luiza: “O período de doutorado sanduíche em Portugal foi de extrema importância para a pesquisa. Com a pesquisa de campo em uma prisão feminina no norte do país, foi possível conhecer as experiências de brasileiras privadas de liberdade em Portugal e adensar as discussões a respeito de como são tecidos laços afetivos através da prisão quando acrescenta-se a distância transnacional do país de origem e da família como um elemento importante no cumprimento da pena. A organização e participação em eventos durante o período permitiu importantes trocas de experiência de pesquisa com pesquisadoras(es) de diferentes países europeus que têm trabalhado com temáticas relacionadas à prisão, gênero e direitos humanos. Foi uma via de mão dupla na qual foi possível colocar em diálogo experiências do contexto brasileiro e de outros países.”
Foto: Arquivo pessoal Luisa Bertrami.
#ParaTodesVerem: [Foto retangular] Sala com paredes brancas contendo mesas de madeira reunidas ao centro. Sete pessoas estão sentadas atrás da mesa, uma está com o braço levantado. Em cima da mesa contém computadores, copos e garrafas de água.
Durante o período de doutorado sanduíche, Luisa Bertrami proferiu a palestra intitulada “Porosidades, fronteiras e dobras por entre dentro e fora de prisões femininas” no Seminário Internacional “A Prisão feita (no) presente: espaços-tempos, relações e fluxos”, em um evento que ajudou a organizar na Universidade do Minho – Portugal. A partir da participação neste evento, Luisa produziu um texto de sua apresentação que pode ser acessado a seguir.
Apresentação Seminário Portugal Luiza Bertrami.pdf
Já na Universidade de Paris Descartes, apresentou o trabalho “Economies, punishments and affections involved in the sucata: Initial notes on the centrality of food in the relations between inside and outside of prison Rio de Janeiro, Brasil” no evento “Economies of Confinement Workshop”, para o qual produziu um resumo que pode ser acessado no PDF a seguir.