vinculada ao projeto CAPES PRINT do PPGPS/UERJ, a discente Luisa Bertrami D’Angelo participou de eventos em Portugal e na França no período do doutorado sanduíche

Vinculada ao projeto Capes PrInt do PPGPS/UERJ, a doutoranda Luisa Bertrami realizou período de doutorado sanduíche no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), na Universidade do Minho (Portugal), participando de eventos através do programa de internacionalização Capes PrInt, com o intuito de promover a troca de conhecimento, a vivência em culturas e contextos sociais diferentes e fazer parcerias com instituições do exterior.

Segundo Luiza: “O período de doutorado sanduíche em Portugal foi de extrema importância para a pesquisa. Com a pesquisa de campo em uma prisão feminina no norte do país, foi possível conhecer as experiências de brasileiras privadas de liberdade em Portugal e adensar as discussões a respeito de como são tecidos laços afetivos através da prisão quando acrescenta-se a distância transnacional do país de origem e da família como um elemento importante no cumprimento da pena. A organização e participação em eventos durante o período permitiu importantes trocas de experiência de pesquisa com pesquisadoras(es) de diferentes países europeus que têm trabalhado com temáticas relacionadas à prisão, gênero e direitos humanos. Foi uma via de mão dupla na qual foi possível colocar em diálogo experiências do contexto brasileiro e de outros países.”

Foto: Arquivo pessoal Luisa Bertrami.

#ParaTodesVerem: [Foto retangular] Sala com paredes brancas contendo mesas de madeira reunidas ao centro. Sete pessoas estão sentadas atrás da mesa, uma está com o braço levantado. Em cima da mesa contém computadores, copos e garrafas de água.

Durante o período de doutorado sanduíche, Luisa Bertrami proferiu a palestra intitulada “Porosidades, fronteiras e dobras por entre dentro e fora de prisões femininas” no Seminário Internacional “A Prisão feita (no) presente: espaços-tempos, relações e fluxos”, em um evento que ajudou a organizar na Universidade do Minho – Portugal. A partir da participação neste evento, Luisa produziu um texto de sua apresentação que pode ser acessado a seguir.

Já na Universidade de Paris Descartes, apresentou o trabalho “Economies, punishments and affections involved in the sucata: Initial notes on the centrality of food in the relations between inside and outside of prison Rio de Janeiro, Brasil” no evento “Economies of Confinement Workshop”, para o qual produziu um resumo que pode ser acessado no PDF a seguir.

Vinculada ao projeto Capes PrInt do PPGPS/UERJ, Laura Cristina de Toledo Quadros, profa. Adjunta do Instituto de Psicologia (UERJ) e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UERJ), esteve como Professora Visitante Júnior, no período de janeiro a abril de 2020, na Université Vincennes-Saint-Denis – Paris 8 –  LEGS – Laboratoire d’Études de Genre et de Sexualité Université Paris 8.

Apesar de sua chegada na França acontecer num delicado momento, no qual Paris estava em estado de greve,  impactando  desde os transportes até a própria universidade visitada, a professora pôde conhecer as pesquisas ali realizadas e participar de eventos – todos  vinculados a universidades ou a instituições de pesquisas renomadas na Europa – que pudessem contemplar a temática que envolvia o Projeto Capes PrInt do PPGPS/UERJ e nos dar um panorama europeu que nos permitisse traçar interfaces com a realidade brasileira.

A pandemia interrompeu os encontros e eventos presenciais, trouxe novos desafios a todos, mas não tirou o brilho e a força dessa experiência. Segundo a professora: “Estar com os professores Éric Fassin e Daniel Borrilo, nossos parceiros no PrInt, foi uma experiência engrandecedora, bem como ter participado de diversos eventos e encontros com outros pesquisadores europeus. Para mim, um dos principais legados da viagem foi reafirmar a qualidade e importância das pesquisas que realizamos aqui no Brasil, em especial, no PPGPS UERJ.”

MESA COM A PESQUISADORA E PROFESSORA BELGA VINCIANE DESPRET

Foto: Arquivo pessoal Laura Quadros

#ParaTodesVerem: [Montagem foto retangular] Na primeira imagem, à esquerda, várias pessoas estão sentadas em um local com parede branca diante de quatro pessoas. Estas quatro pessoas estão sentadas atrás de uma mesa, uma delas está falando ao microfone. Na segunda imagem, à direita, duas pessoas estão em pé em um local com fundo branco, uma com a mão ao redor do ombro da outra, as duas estão sorrindo, atrás delas outras pessoas aparecem em pé.

REUNIÃO COM O PROFESSOR DANIEL BORRILO – CERSA/CNRS – PARIS II (MEMBRO ESTRANGEIRO DO PROJETO CAPES PRINT NO PPGPS/UERJ)

Foto: Arquivo pessoal Laura Quadros

#ParaTodesVerem: [Foto retangular] Sala com paredes brancas contendo uma mesa de madeira ao centro. Duas pessoas estão sentadas ao redor da mesa, elas estão sorrindo. Atrás das pessoas tem um armário com vários livros, à esquerda. À direita delas, contém uma estante com pastas. Em cima da mesa tem livros, papéis, luminária e um computador.

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO “TRAVAIL, GENRE ET SUBJECTIVITÉS: DE L’USINE AU TRAVAIL DU CARE – COLLOQUE AUTOUR DES TRAVAUX D’HELENA HIRATA”

Foto: Arquivo pessoal Laura Quadros

#ParaTodesVerem: [Foto retangular] Sala com fundo branco onde várias pessoas estão sentadas diante de três pessoas. Estas três pessoas estão sentadas atrás de uma mesa de madeira e uma delas está gesticulando. Em cima da mesa contém um computador, placas de identificação das pessoas e uma garrafa de água.

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO “CONFÉRENCE: FEMINISME RÉVOLUTIONNAIRE EN AMÉRIQUE LATINE: CONFLITS POLITIQUES ET RESISTANCES IDENTITAIRES”

Foto: Arquivo pessoal Laura Quadros

#ParaTodesVerem: [Montagem foto retangular] Na primeira imagem, à esquerda, várias pessoas estão sentadas diante de uma imagem projetada em fundo verde com o texto: “FÉMINISMES RÉVOLUTIONNAIRES EN AMÉRIQUE LATINE. 1. INTRODUCTION SUR LE SÉMINAIRE GENRE ET FEMINISMES DANS LES AMÉRIQUES LATINES – TANIA ROMERO BARRIOS. 2. LA PLACE DES FEMMES CHEZ LES FARC EN COLOMBIE – MÉLINA GAUTRAND. 3. LES FEMMES AUTOCHTONES DEFENSEURES DE L`ENVIRONNEMENT – LISSELL QUIROI-PEREZ. 4. LA VIOLENCE POLITIQUE ET SEXUELLE SUBIE PAR LES FEMMES AU CHILI, DE LA DICTATURE À AUJOURD `HUI – BELEN ROJAS”. Na segunda imagem, à direita, em uma sala de fundo branco, duas pessoas estão sentadas de perfil olhando para frente.

 

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO “L’ EXPOSITION AUDIOVISUELLE – L’ ETHNOGRAPHIE DES PASSAGES – SAMUEL AKINRULI – 60 ANOS DA MAISON BRÉSIL”

Foto: Arquivo pessoal Laura Quadros

#ParaTodesVerem: [Montagem foto retangular] Na primeira imagem, à esquerda, um banner nas cores azul, amarelo e verde, com uma imagem de uma casa desenhada ao centro, contém o texto: “La Maison du Brésil a le plaisir de vous inviter à L`Exposition Audiovisuelle L`Ethnographie des Passages – 60 ans de la Maison du Brésil, Paris, France. Visitation. 30 Janvier au 22 Février 2020. Vernissage: Jeudi 30 janvier 2020 – 19:00. Lieu: Maison du Brésil. Salle Lúcio Costa et Hall. 7L Boulevard Jourdan, Paris (Cité universitaire). Cocktail avec les residents du Maison du Brésil. Le Concerto Ivet & Friends joue la variété musicale. Projection de film L` Ethnographie des Passages de Samuel Akinruli. Photographie de Samuel Akinruli. ENTRÉ LIBRE dans la limite des places disponibles”. Na segunda imagem, ao centro, uma pessoa está em pé em um palco com o chão vermelho e, na sua frente, algumas pessoas estão sentadas diante do palco. Na terceira imagem, à direita, uma pessoa está em pé em cima de um gramado ao lado de uma placa com a bandeira do Brasil escrita “Maison du Brésil”. Atrás da pessoa tem uma árvore e prédios.

 Buscando aproveitar a visita da melhor forma, a professora Laura Quadros participou de outros eventos como: “Femmes et sciences organizado por PhilosophEs aux Féminins”; “Genre, travail, Mobilités”; “Ecoféminismes: militantisme, sororité, spiritualité”; “Conférence “ Médias et immigration “ Antenne Human Rights – SONU, Sorbonne ONU –  SONU”; “Migration policies in the Mediterranean and Libya  CERI Sciences Po Evento organizado por pesquisadores do European Research projetc MAGYC – (Migration Governance and as Ylum Crisis)”; “ANR project PACE (Politics of Asylum Crisis in Europe)”; “CES/FEUC Oficina “Reflexões sobre palavras, saberes e metodologias insurgentes, ministrada  pela profa. Teresa Cunha”; “Mesa redonda com Adriana de Mello, Boaventura de Sousa Santos e Tatiana Moura sobre Feminicídio, uma análise sócio jurídica da violência contra a mulher no Brasil”.

Laura Quadros esteve ainda em instituições e exposições com a temática da mulher e da migração na Europa, no intuito de compor percepções e buscar pistas que ajude a ampliar o conhecimento acerca dos processos migratórios, em especial da experiência de mulheres nessas circunstâncias. A partir desta experiência, desenvolveu um texto ilustrado nas versões em inglês e português, que pode ser acessado abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Anna Paula Uziel – Coordenadora do PPGPS

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora Adjunta do PPGPS
 

ppgps.uerj@gmail.com Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ

%d blogueiros gostam disto: