“Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro”: experiência de formação de psicólogas(os) com o PET-Saúde/GraduaSUS UERJ

Nome do/a aluno/a: Jackeline Sibelle Freires Aires

Orientador/a: Alexandra Cleopatre Tsallis

Ano: 2019

Banca: Profª Drª Alexandra Cleopatre Tsallis (Orientadora) Instituto de Psicologia – PPGPS/UERJ; Profª Drª Laura Cristina de Toledo Quadros Instituto de Psicologia – PPGPS/UERJ; Profª Drª Maria Paula Cerqueira Gomes Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ.

Resumo: Esta pesquisa é realizada no encontro com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PET-Saúde/GraduaSUS UERJ). Seguindo as proposições teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede foram acompanhadas as(os) graduandas(os) de psicologia em seu processo de formação entre 2016 e 2017. O trabalho de campo consistiu em acompanhar tanto os atores humanos, como não-humanos, na constituição do projeto. Através de diários de campo e do trabalho etnográfico encontrou-se no formigueiro e nas formigas uma maneira de compreender como o processo de formação se deu. Essas pequenas criaturas fizeram ver o modo como o cuidado em rede no Sistema Único de Saúde (SUS) se constitui através da experiência como estratégia de formação de psicólogas(os).

Link da biblioteca: http://catalogo-redesirius.uerj.br/sophia_web/index.asp?codigo_sophia=271148

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Anna Paula Uziel – Coordenadora do PPGPS

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora Adjunta do PPGPS
 

ppgps.uerj@gmail.com Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ

%d blogueiros gostam disto: