Linhas de Pesquisa

Linha 1
Processos Sociocognitivos e Psicossociais

Diferentes perspectivas teóricas no estudo psicossocial dos processos cognitivos: a cognição social stricto sensu, as representações sociais, a cognição situada. Os processos cognitivos em diferentes dimensões e contextos: a imbricação entre cognição e cultura, o desenvolvimento sociocognitivo segundo uma perspectiva sociocultural, a análise psicossocial da memória coletiva ou social, as relações entre a cognição e outros processos psicossociais na construção das realidades grupais e organizacionais e no desenvolvimento de habilidades de interação social.

Professores/as efetivos/as: Angela Josefina Donato Oliva, Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Denize Cristina de Oliveira, Edna Lúcia Tinoco Ponciano, Eliane Mary de Oliveira Falcone, Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Ricardo Vieiralves de Castro e Vanessa Barbosa Romera Leme.

Professores/as Colaboradores/as: Alberto Filgueiras, Ana Carolina Monnerat Fioravanti Bastos, José Augusto Evangelho Hernandez.

Linha 2
Contemporaneidade e Processos de Subjetivação

Estudo das dinâmicas urbanas contemporâneas – políticas, sociais, culturais, comunicacionais – e das múltiplas formas pelas quais processos de subjetivação ganham consistência em instituições como o trabalho, a educação, a saúde e a justiça.

Professoras efetivas : Amana Rocha Mattos,  Anna Paula Uziel, Fernando Altair Pocahy e  Luciana Mourão.

Professora Colaboradora: Alexandra Cleopatre Tsallis.

Pesquisadora visitante: Regina Glória Nunes.

 

Linha 3
História, Imaginário Social, Cultura

Estudo das diferentes formas pelas quais o saber se constitui na ordem social e se articula historicamente ao imaginário por meio de práticas culturais determinadas.

Professores: Ana Maria Jacó-Vilela, Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo e Ronald João Jacques Arendt.

Professores/as Colaboradores/as: Ingrid de Mello Vorsatz e Laura Cristina de Toledo Quadros.


A partir do 2º semestre de 2021, o PPGPS passa a ter duas linhas de pesquisa:

Linha 1
Desenvolvimento e processos emocionais, cognitivos e relacionais.

Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no estudo do desenvolvimento humano e dos processos emocionais, cognitivos e relacionais. O desenvolvimento humano entendido como processo que transcorre ao longo de todo o ciclo de vida, considerando diferentes planos de análise (biológico, cultural, social e histórico). Os processos psicossociais em diferentes dimensões e contextos: a imbricação entre emoção, cognição e cultura, a análise da transmissão intergeracional, as imbricações entre a emoção, a cognição, as relações e outros processos psicossociais na construção das realidades grupais e de habilidades de interação social, na família e outras instituições, com implicações teórico-práticas para os campos da educação e da saúde física e mental.

Professores/as permanentes: Adriana Benevides, Alberto Filgueiras, Angela Josefina Donato Oliva, Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Edna Lúcia Tinoco Ponciano, José Augusto Evangelho Hernandez, Luciana Mourão, Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Vanessa Barbosa Romera Leme.

Professores/as colaboradores/as: Carlos Eduardo Norte, Eliane Mary de Oliveira Falcone, Heloísa Ferreira, Patricia Lorena Quiterio.

Linha 2
Psicologia social, história e questões contemporâneas
.

Diferentes perspectivas teóricas de análise da produção de saberes, da história dos saberes psi e do contemporâneo;  análise psicossocial da memória coletiva e social; estudo das dinâmicas urbanas contemporâneas – políticas, sociais, culturais, comunicacionais – e das múltiplas formas pelas quais processos de subjetivação ganham consistência em campos de atuação e instituições como clínica, educação, gênero, sexualidade, raça, saúde e justiça, no âmbito dos direitos humanos.

Professores/as permanentes: Amana Rocha Mattos, Ana Maria Jacó-Vilela, Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, Anna Paula Uziel, Fernando Altair Pocahy, Ingrid de Mello Vorsatz, Laura Cristina de Toledo Quadros, Regina Glória Nunes, Ricardo Vieiralves de Castro, Ronald João Jacques Arendt.

Professores/as colaboradores/as: Alexandra Cleopatre Tsallis, Claudia Carneiro da Cunha, Jimena de Garay Hernández.

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora do PPGPS

Adriana Benevides Soares – Coordenadora Adjunta do PPGPS

ppgps.uerj@gmail.com Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ