Intercâmbios e Parcerias

INTERCÂMBIOS INSTITUCIONAIS

O PPGPS tem mantido preocupação constante no estabelecimento de intercâmbios tanto nacionais, quanto internacionais. Essas parcerias têm fortalecido o Programa em diferentes frentes, tais como: criação e ampliação de redes de pesquisa, extensão e docência; acolhimento e encaminhamento de discentes, entre outros. O contato do PPGPS com membros de diversas Pós-Graduações têm sido ampliado, organizado e transformado em atividades como visitas técnicas de docentes, publicação de livros, artigos e organização de seminários.

Conheça alguns projetos

 

  1. Nome do projeto/pesquisa: Adaptação acadêmica de estudantes com histórico de repetência

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Como vivenciar situações interpessoais na Universidade: resolução de problemas e habilidades interpessoais em estudantes de Psicologia

Docente responsável: Adriana Benevides

Resumo do projeto em parceria: Diante da complexidade da adaptação ao Ensino Superior e das possíveis questões que são geradas a partir das dificuldades no ajustamento e da heterogeneidade do público atendido, é mister investigar um conjunto de variáveis que podem contribuir para a compreensão e possíveis ações de intervenção que levem em conta a diversidade sociodemográfica dos estudantes. Um dos aspectos relevantes do público estudantil é o quanto estão preparados cognitivamente e socialmente para enfrentar os desafios que a Universidade oferece. Alunos que tiveram histórico de repetência são aqueles que possivelmente trazem déficits de conhecimentos adquiridos, de ritmo de estudo, de percepção de apoio social, de senso de autoeficácia dentre outros, mas que ainda assim conseguiram acesso a Universidade, portanto devem ser caracterizados em termos de potencialidades e dificuldades em seu ajustamento acadêmico. Alunos com histórico de reprovação apresentam mudanças físicas, emocionais e sociais características desta etapa da vida (Senna & Dessen, 2012) têm, associadas às mudanças, experiências de baixo rendimento, defasagem idade/ano de escolaridade e dificuldades de relacionamento. Essas mudanças de contexto social colocam à prova as suas competências, sua motivação para aprender e sua percepção de apoio da família, dos amigos e especialmente da instituição de ensino (Moraes, Koller, & Raffaelli, 2012). Principais objetivos: Relacionar a percepção de apoio social, habilidades sociais e adaptação acadêmica em alunos com histórico de repetência. 2) construir e validar uma escala de percepção de apoio social para estudantes universitários.

Publicação em periódicos estrangeiros: 8

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 7

Instituições parceiras: Adriana Benevides Soares (UERJ) / Acacia Angeli dos Santos (Universidade São Francisco – USF) / Francine Queluz (Universidade São Francisco – USF) e Maria Eduarda Melo Jardim (UERJ)


  1. Nome do projeto/pesquisa: Parceria com a Universidade Cooperativa da Colômbia (Drª Erika Yohanna) Efectos psicológicos de la cuarentena por la pandemia de COVID-19

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Relação entre saúde mental e indicadores psicossociais em indivíduos em quarentena devido à pandemia de COVID-19 no Brasil

Docente responsável: Alberto Filgueiras

Resumo do projeto em parceria: O objetivo da presente pesquisa é identificar a relação entre os níveis de adoecimento mental e indicadores psicológicos, sociais, econômicos e culturais comparando dados obtidos a partir de escalas padronizadas no Brasil, na Colômbia, no México e na Espanha.

Publicação em periódicos estrangeiros: 9

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 16

Instituições parceiras: Universidade Cooperativa da Colômbia (Bogotá), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ONG Dianova (Espanha) e Universidad Autónoma de Coahuila (México).


  1. Nome do projeto/pesquisa: Projeto Vidas Paralelas Migrante

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: afeTAR

Docente responsável: Alexandra Tsallis

Resumo do projeto em parceria: Projeto Vidas Paralelas Migrantes, que se estrutura a partir de oficinas de fotografia e direitos humanos e tem como fio condutor a reflexão a partir da imagem e da partilha de sentidos, trajetos, destinos, impactos e possibilidades de construção. Participação no projeto orientando e supervisionando atividades de aluna de doutorado que participou de oficinas com migrantes marroquinas na França e realizou entrevistas com migrantes brasileiras também na França.

Publicação em periódicos estrangeiros: 1

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 1

Produtos técnicos e tecnológicos produzidos que desempenham papel internacional: 1

Instituições parceiras: UERJ, UnB, Université Paris XIII e Montpelier


  1. Docente responsável: Amana Mattos

Livros/capítulos de livros publicados no exterior: 1

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 3


  1. Nome do projeto/pesquisa: Rede Iberoamericana de Pesquisadores de História da Psicologia

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Histórias da Psicologia

Docente responsável: Ana Maria Jacó Vilela

Resumo do projeto em parceria: Rede criada no Laboratório Clio-Psyché em 2010, conta atualmente com 110 participantes de praticamente todos os países latinos mais Espanha e Portugal.

Publicação em periódicos estrangeiros: 9

Livros/capítulos de livros publicados no exterior: 1 livro organizado; 3 capítulos

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 4

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 2 livros e 4 capítulos

Produtos técnicos e tecnológicos produzidos que desempenham papel internacional: 2

Instituições parceiras: Coordenadores ao longo do tempo: Ana Maria Jacó Vilela (Brasil), Cristiana Facchinetti (Brasil), Miguel Gallegos (Argentina), Julio Ossa (Colômbia).


  1. Nome do projeto/pesquisa: Gênero Ameaça(n)do

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Gênero Ameaça(n)do

Docente responsável: Anna Uziel

Resumo do projeto em parceria: Este projeto é uma cooperação Brasil/ França aprovado pelo edital Capes/Cofecub que tem como objeto analisar a cruzada anti-gênero do ponto de vista dos estudos de gênero. Reúne pesquisadoras e pesquisadores dos estudos de gênero de diferentes disciplinas como a psicologia, a sociologia, a antropologia e a filosofia. Este projeto visa reforçar as relações já estabelecidas, apoiando-se no seminário de mesmo nome que aconteceu em outubro de 2017 e em fevereiro de 2019 na UERJ, Rio de Janeiro, e em janeiro de 2018 e setembro de 2019, em Paris. Até o momento, os estudos de gênero foram definidos por pesquisas sobre identidade de gênero e práticas sexuais. No momento, a ofensiva contra a “teoria do gênero” fez com que os estudos de gênero entrassem em um domínio público, não como um domínio especializado, quem sabe até obscuro, mas como um jogo político às claras. Tendo sofrido diversos e intensos ataques, os estudos de gênero devem tomar a cruzada anti-gênero como objeto de estudo. A reflexividade reivindicada pelas ciências sociais soma-se à exigência epistemológica feminista do “saber situado”. Analisar esta batalha do gênero é o que pretende nosso projeto, que está centrado em quatro eixos: educação, religião, saberes e populismo. Realizamos pesquisas em torno desses eixos e promovemos seminários no Brasil e na França. Como produtos temos, até o momento, uma página do instagram, @plantãodogênero, onde trabalhamos questões de gênero, a partir de notícias do Brasil e eventualmente do mundo, com linguagem de divulgação científica. Desenvolvemos também um jogo de tabuleiro sobre ofensivas anti-gênero na América Latina.

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 4

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 2

Instituições parceiras: Participantes franceses/as: Sandra Laugier (Paris 1), Michel Bozon (INED), Cendrine Marro (Paris Nanterre); participantes brasileiros/as: Miriam Grossi (UFSC), Sérgio Carrara (UERJ) e Felipe Fernandes (UFBA).


  1. Nome do projeto/pesquisa: Articulações em ciências humanas e sociais: desafios contemporâneos dos direitos humanos na América Latina e Europa

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Articulações em ciências humanas e sociais: desafios contemporâneos dos direitos humanos na América Latina e Europa

Docente responsável: Anna Uziel

Resumo do projeto em parceria: Os riscos aos princípios democráticos e aos direitos humanos pelo qual estão passando tanto os países da América Latina quanto da Europa envolvidos nessa proposta, geram consequências devastadoras e, por vezes, indeléveis. O aumento de processos migratórios, o sofrimento psíquico advindo desse expatriamento, o crescente encarceramento em massa, a violência nas escolas com prejuízos ao aprendizado, as pressões sobre os formatos variados de família, a violência às minorias raciais, de gênero e sexualidade configuram uma ameaça não só aos direitos humanos, mas à nossa sobrevivência enquanto sociedade. Estes são aspectos a considerar nesta pesquisa que tem como eixo principal os direitos humanos. Nossa proposta é atuar nos diversos segmentos aqui descritos, criando novas possibilidades de enfrentamento e construção de conhecimento acerca de uma temática essencial para as ciências humanas e sociais. Desenvolvimento de pesquisas, alunos/as em doutorado sanduíche no exterior, missões de pesquisa ou estágio docente no exterior.

Instituições parceiras: Docentes do PPGS envolvidos/as: Anna paula Uziel, Laura Quadros, Amana Mattos, Vanessa Leme, Alexandra Tsallis, Ricardo Vieiralves, Ronald Arendt


  1. Nome do projeto/pesquisa: Parentalidade e desenvolvimento moral e socioemocional em crianças

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Agentes de desenvolvimento emocional e contextos diversos: metas de socialização e emocionalidade infantil (JCNE-FAPERJ)

Docente responsável: Deise Mendes

Resumo do projeto em parceria: Nessa pesquisa, o objetivo definido é estabelecer o papel das atribuições emocionais das crianças no contexto de disciplina parental no seu desenvolvimento moral e social (externalização e internalização). A pesquisa inclui crianças de duas regiões brasileiras e de uma região norte-americana, do que se espera um possível efeito sociocultural especialmente no tocante ao grau de severidade para violações socioconvencionais. As mães preenchem documentos e instrumentos e as crianças participam de duas atividades que visam avaliar: (1) a atribuição de emoções em situações específicas de disciplina parental; (2) a identificação de expressões faciais de emoção em situações combinando uma descrição falada de um ativador de emoção com expressões faciais que vão sendo apresentadas.

Publicação em periódicos estrangeiros: 2

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 3

Instituições parceiras: Ebenézer A. de Oliveira (Malone University); Susana Kramer (UFC), Luciana Pessôa (PUC-Rio).


  1. Nome do projeto/pesquisa: Pesquisa multicultural

Docente responsável: Edna Ponciano

Resumo do projeto em parceria: Uma pesquisa multicultural para testar diferenças em criatividade, amor, uso de redes sociais e na frequência e distanciamento de toques em situações sociais.

Publicação em periódicos estrangeiros: 8

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 8

Instituições parceiras: Vários. Coordenação de SOROKOWSKI, PIOTR; SOROKOWSKA, AGNIESZKA da Universidade de Wroclaw, Polônia.


  1. Nome do projeto/pesquisa: Regulação emocional na adultez emergente: autonomia, diferenciação do self e suporte social

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Regulação emocional na adultez emergente: autonomia, diferenciação do self e suporte social

Docente responsável: Edna Ponciano

Resumo do projeto em parceria: Estudos sobre processos de regulação, tradicionalmente, enfatizam as características individuais. Mas há referências de leitura sistêmica. Nessa pesquisa, regulação emocional e contexto relacional serão discutidos, a fim de elaborar uma investigação sistêmica. A questão que orienta a pesquisa é: como a regulação emocional, a diferenciação do self, a autonomia e o suporte social se apresentam associados na adultez emergente? São sintetizadas questões teóricas dos estudos sobre as relações e as emoções, com foco na regulação intra e interpessoal. O desenvolvimento do self, iniciado na infância, tem uma nova qualidade na adolescência, com o aumento da autonomia que continua mais seriamente na adultez emergente, entre 18 e 29 anos, vivido com a intensidade da experimentação e do estresse. Um dos aspectos mais estressantes é o da orientação sexual e de suas implicações identitárias, principalmente quando os jovens são de orientações minoritárias, o que pode dificultar o processo de regulação emocional, sobretudo na ausência de suporte social. O objetivo geral desse projeto, portanto, é analisar as associações entre regulação emocional, diferenciação do self, autonomia e suporte social na adultez emergente. Analisando as relações entre essas variáveis, serão conduzidos dois estudos complementares, utilizando uma metodologia mista com métodos e procedimentos de análise quantitativos e qualitativos. No Estudo 1, Estratégias de regulação emocional associadas à diferenciação do self, à autonomia e ao suporte social, serão aplicadas escalas relativas a essas quatro variáveis. No Estudo 2, Experiência emocional e diferenciação do self no processo de conquista da autonomia e de suporte social, serão desenvolvidos grupos, focal e psicoeducacional, além de minicursos. A articulação entre os dois estudos permitirá a construção de uma base para propostas terapêuticas, principalmente, de cunho psicoeducacional.

Instituições parceiras: Ana Paula Relvas e Luciana Sotero da Universidade de Coimbra.


  1. Nome do projeto/pesquisa: U-Mental Health

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Regulação emocional na adultez emergente: autonomia, diferenciação do self e suporte social

Docente responsável: Edna Ponciano

Resumo do projeto em parceria: Pesquisa transcultural em que são relacionadas as seguintes varáveis, percepção da violência familiar, impulsividade, depressão, ideação e tentativa de suicídio como preditores de uso de drogas entre universitários, coordenada pelas professoras Ana Paula Relvas e Luciana Sotero da Universidade de Coimbra.

Instituições parceiras: Ana Paula Relvas e Luciana Sotero da Universidade de Coimbra.


  1. Nome do projeto/pesquisa: Adaptação Social sob estresse, durante Covid-19

Docente responsável: Edna Ponciano

Resumo do projeto em parceria: Pesquisa transcultural sobre o comportamento humano durante a pandemia do Covid-19, coordenada por Marina L. Butovskaya, Centro de Antropologia Social da Universidade Estadual de Humanidades da Russia (Russian State University for the Humanities RSS).

Instituições parceiras: Marina L. Butovskaya, Centro de Antropologia Social da Universidade Estadual de Humanidades da Russia (Russian State University for the Humanities RSS).

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  1. Docente responsável: Fernando Pocahy

Publicação em periódicos estrangeiros: 5

Livros/capítulos de livros publicados no exterior: 1

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 2

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 2


  1. Docente responsável: José Augusto Evangelho Hernandez

Publicação em periódicos estrangeiros: 1

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 1


  1. Nome do projeto/pesquisa: Desenho do Trabalho e sua Relação com Processos e Resultados Organizacionais

Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Antecedentes e Consequentes do Desenvolvimento Profissional: Teste de um Modelo Preditivo

Docente responsável: Luciana Mourão

Resumo do projeto em parceria: O projeto prevê a realização de pesquisas sobre desenho do trabalho e sua relação com processos e resultados organizacionais, com previsão de publicações em comum.

Publicação em periódicos estrangeiros: 2

Livros/capítulos de livros publicados no exterior: 1

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 9

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 1

Produtos técnicos e tecnológicos produzidos que desempenham papel internacional: 1

Instituições parceiras: Antonio Virgílio B. Bastos (Universidade Federal da Bahia – UFBA); Delio Ignacio Castañeda Zapata (Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia); Elena Hidalgo Jiménez (Lider System, Espanha); Fabiana Queiroga (Centro Universitário de Brasília – UniCEUB); Gardênia da Silva Abbad (Universidade de Brasília – UnB); Jairo Eduardo Borges-Andrade (Universidade de Brasília – UnB); Jean David Polo Vargas (Universidad del Norte, Colômbia); Juliana Barreiros Porto (Universidade de Brasília – UnB); Katia Elizabeth Puente-Palacios (Universidade de Brasília – UnB); Mary Sandra Carlotto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS); Raúl Ramirez Vielma (Universidad de Concepción, Chile); Sônia Maria Guedes Gondim (Universidade Federal da Bahia – UFBA); Thaís Zerbini (Universidade de São Paulo – USP/RP).


  1. Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: O Papel da Consciência Morfológica na Leitura no Português do Brasil

Docente responsável: Márcia Mota

Resumo do projeto em parceria: Os projetos internacionais que realizo têm como objetivo o estudo do papel que as habilidades metalinguísticas, em especial a consciência morfológica, exerce no desenvolvimento da leitura e da escrita. A comparação entre diferentes ortografias permite estabelecer quais aspectos do processamento metalinguístico são universais e quais dependem da língua.

Publicação em periódicos estrangeiros: 2

Instituições parceiras: Dra. Helene Deacon, Dalhousie University, Dra. Anne Sophie Besse, Université de Strasbourg.


  1. Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: O Papel da Consciência Morfológica na Leitura no Português do Brasil

Docente responsável: Márcia Mota

Resumo do projeto em parceria: coordeno um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Halifax no Canadá desenvolvendo vários projetos em conjunto. Já mandamos três estudos com bolsas do ELAP e sandwich para HALIFAX. Esses projetos têm como objetivo o estudo do papel que as habilidades metalinguísticas, em especial a consciência morfológica, exerce no desenvolvimento da leitura e da escrita. A comparação entre diferentes ortografias permite estabelecer quais aspectos do processamento metalinguístico são universais e quais dependem da língua. Já foram publicados dois artigos internacionais fruto dessa colaboração, um terceiro acaba de ser submetido. Dois estão em elaboração. No momento, essa colaboração foi expandida para incluir também a Universidade de Toronto Mississauga, com quem estamos desenvolvendo uma nova tarefa que visa investigar a prosódia na língua portuguesa.

Instituições parceiras: Universidade de Halifax, Canadá.


  1. Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: International Investigation of Parental Burnout (IIPB)

Docente responsável: Vanessa Leme

Resumo do projeto em parceria: O objetivo da pesquisa transcultural é conhecer sobre a satisfação ou exaustão em relação aos cuidados parentais com os(as) filhos(as), de diferentes configurações e culturas. O estudo também pretende validar o questionário Burnout Parental para a população brasileira. As informações dessa pesquisa serão compartilhadas com investigadores da Bélgica (coordenação), que estão coletando dados com pesquisadores de outros 40 países.

Publicação em periódicos estrangeiros: 2

Livros/capítulos de livros publicados no exterior: 1

Artigos em língua estrangeiras publicados em periódicos no país e exterior: 1

Livros/ capítulos de livros publicados por editoras estrangeiras ou, se editado no país, com membros estrangeiros no corpo editorial: 1

Instituições parceiras: Vanessa B. R. Leme (UERJ) e seus orientandos (mestrado, doutorado e graduação); Elisabeth Barham (UFSCar) e seus orientandos (mestrado, doutorado e graduação); Luciana Carla dos Santos Elias (FFCLRP/USP) e seus orientandos (mestrado, doutorado e graduação); Isabelle Roskam e Moïra Mikolajczak – coordenadoras da Université catholique de Louvain, Bélgica.


  1. Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: Participação no Programa Escola de Altos Estudos – EAE CAPES. Edital nº 14/2018 Projeto Escola de Altos Estudos Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica

Docente responsável: Vanessa Leme

Resumo do projeto em parceria: Disseminar conhecimento científico de ponta sobre o impacto de experiências de adversidade e negligência no desenvolvimento humano, bem como discutir possibilidades de intervenção, mantendo um olhar atento para as questões éticas envolvidas. Página http://www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br/apresentacao. No que se refere às atividades nas Universidades no Estado do Rio de Janeiro, as professoras Maria Angela Mattar Yunes (UNIVERSO), Sandra Santos Cabral Baron (UFF), Eduardo Passos Pereira (UFF) e Vanessa B. R. Leme (UERJ), juntamente com seus grupos de pesquisa receberam a Profa. Dra. Linda Liebenberg, PhD, Professora Adjunta da Faculdade de Pós-Graduação da Universidade Dalhousie, Halifax, Canadá, para duas disciplinas para alunos de graduação e pós-graduação (total de 16 horas): 1) Resilience as a core component of mental health promotion: Implications for policy and practice; 2) Writing your dissertation: Strategies for success.

Instituições parceiras: Coordenadora Débora de Hollanda Souza (PPGPsi/ UFSCar). Envolve diversas universidades: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Pensi, Universidade de São Paulo – SP (USP), Universidade de São Paulo – RP (USP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Harvard Medical School (HMS, EUA), Dalhousie University (DAL, Canadá), University of Oxford (OX, UK).


  1. Vinculado ao projeto de pesquisa do professor: PROJETO CAPES – COFECUB

Docente responsável: Regina Gloria Nunes Andrade

Resumo do projeto em parceria: das Paralelas Migrantes – França Brasil UNB-Uerj-Paris 14. Levantamento de processos migratórios e estudos culturais – Caritas no Brasil e na França.

Instituições parceiras: UERJ, UNB, UNIVERSITE DE MONTPELLIER, FRANÇA.

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora do PPGPS

Adriana Benevides Soares – Coordenadora Adjunta do PPGPS

ppgps.uerj@gmail.com Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ