Infraestrutura

Tendo completado 70 anos em 2020, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem formando profissionais em diversas áreas de conhecimento, produzindo pesquisas relevantes e ações inclusivas que revelam seu engajamento político social. e o PPGPS está há 30 anos formando mestres/as e doutores/as que atuam em todo país. O PPGPS está localizado no bloco F do 10º andar do Pavilhão João Lyra Filho, no Campus Maracanã da UERJ, ocupando um amplo conjunto de salas integradas para o exercício das atividades de docência e pesquisa. Deste conjunto constam: salas para a Coordenação, a Secretaria e para reuniões; três salas de aula; salas de permanência, pesquisa e orientação para 16 professores; laboratórios de grupos de pesquisa, salas de estudo, sala de reuniões para os pós-graduandos e espaço de convivência com um pequeno refeitório. Existem ainda salas fora do PPGPS para outros grupos de pesquisa vinculados ao Programa, quais sejam: Cognição e Contextos Sociais, Clio-Psiqué e seu acervo, NuDERI -Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais, o LIDIS (Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos) e o LABORE (Laboratório de Estudos Contemporâneos).

Em relação as bibliotecas, os corpos docente e discente de todas as Unidades, Programas e Cursos da UERJ têm suas necessidades de apoio bibliográfico básico supridas pelas dez Bibliotecas Setoriais da Rede Sirius de Bibliotecas, que funcionam próximo às localizações dos seus respectivos públicos preferenciais. Temos indicado livros para compor o acervo da Universidade, sempre que há esse tipo de encomenda. Todas as instâncias acadêmicas da Universidade contam ainda com o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. Caso os professores e alunos tenham interesse, podem acessar o Portal de casa, desde que devidamente cadastrados. Incentivamos nossos professores e estudantes a fazer este cadastro, o que tem acontecido.

Em 2012, o grupo de pesquisa Clio-Psyché recebeu o acervo Eliezer Schneider. A doação da biblioteca de Emilio Mira y López mais recentemente gerou a necessidade de ampliação do escopo deste órgão, criando-se um Centro de História e Memoria da psicologia. Tendo em vista o Acervo contar atualmente com 8 mil livros, fora documentos, foi possível obter auxílio da Faperj tanto para sua organização quanto para a realização de obras em outro espaço da Universidade para abrigar o novo Centro. Outra aquisição foi a transformação do Clio-Psyché em uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) a universidade, possibilitando a obtenção de um técnico de nível superior (bibliotecário) para a organização do Acervo. Esta conta , além de material bibliográfico , material digitalizado, incluindo imagens (www.cliopsyche.uerj.br) e vem ofertando material científico de qualidade não só para alunos do PPGPS, mas para aqueles que se interessam pelo tema e suas variantes. Em 2019 incorporamos também o valioso acervos do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica, encerrado em 2017.

O PPGPS, assim como o Instituto de Psicologia e a própria UERJ em sua totalidade, procura suprir satisfatoriamente recursos de informática para o atendimento a todas as necessidades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, ainda que enfrentemos dificuldades econômicas para compor de forma mais robusta esse setor. Desde 2011 a matrícula dos alunos tem sido feita diretamente no sistema, o que diminui a burocracia e os erros eventuais com cancelamento e inserção de disciplinas que acabavam por prejudicar o histórico dos alunos com registros de disciplinas que desistiam de cursar sem informar a secretaria. Desde 2018, novo site está em pleno funcionamento. A busca continuada por modernização de procedimentos administrativos, particularmente do atendimento de necessidades dos alunos, é objeto de atenção e tem sido desenvolvida uma interface por meio do uso de formulários eletrônicos de modo a facilitar e agilizar o suporte a demandas.

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora do PPGPS

Adriana Benevides Soares – Coordenadora Adjunta do PPGPS

ppgps.uerj@gmail.com Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ