Corpo Docente

PROFESSORES/A

PERMANENTES

ADRIANA BENEVIDES SOARES
Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Titular do programa de Pós-graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Uniredentor (2019), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1990), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1995) e estágio pós-doutoral realizado da Universidade Federal de São Carlos (2011) e na Universidade São Francisco (2020). Terapeuta Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de psicologia da memória e da aprendizagem, psicologia das relações interpessoais e metodologia da pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, habilidades e competência social, treinamento em habilidades sociais, expectativas e adaptação acadêmica de estudantes à Universidade, estratégias de enfrentamento, motivação, auto eficácia e resiliência em contextos educativos. Ao longo de sua carreira publicou mais de 120 artigos em periódicos científicos, 6 livros e 30 capítulos de livros dentre muitos outros trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Foi responsável por 4 orientações de doutorado, 45 orientações de mestrado dentre outras orientações de especialização, de conclusão de curso e de iniciação científica. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva de (2001-2013). Nos últimos anos foi organizadora da I Jornada de Metodologia: Qualitativa. Foi Presidente do IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais em 2013 e participou da comissão científica das demais edições do evento. Foi avaliadora externa do programa de Iniciação Científica do CNPq em mais de 10 oportunidades. Participou de 17 bancas de concursos docentes. Foi editora chefe da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia de 2013 a 2018. Já obteve diversos financiamentos para projetos de pesquisa e bolsas da FAPERJ, CAPES e CNPq.
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E-mail: adribenevides@gmail.com
ALBERTO JOSÉ FILGUEIRAS GONÇALVES
Alberto Filgueiras é Professor Adjunto do Departamento de Cognição e Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ). Possui Pós-Doutorado (2021) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É Doutor em Psicologia Clínica (2015) na linha de Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com colaboração da Western University, Ontario, Canada. É Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicometria e Neurociências pela PUC-Rio (2011). Possui Bacharelado (2009) e Formação (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharelado em Direito (2008) pela Universidade Gama Filho (UGF). Tem experiência em Psicologia Experimental, Cognitiva, Psicometria e Programação Computacional para Testagem Neuropsicológica e Psicofísica. Atua também na área de medidas e intervenções em Psicologia e Ciências do Esporte. Atualmente coordena do Laboratório de Neurociências, Cognição e Comportamento (LANCC) a partir do Núcleo Acadêmico de Psicologia do Esporte (NAPE) trabalhando no diálogo entre Neurociências, Estatística e Psicologia do Esporte.
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E-mail: albertofilgueiras@gmail.com
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AMANA ROCHA MATTOS
Amana Mattos é professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ). Possui Graduação em Psicologia (2003), Mestrado em Psicologia (2006) e Doutorado em Psicologia (2011) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez Estágio Doutoral no Exterior pela CAPES, na Rutgers University, EUA. Coordena o DEGENERA – Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros/UERJ, e é pesquisadora integrante do GT Psicologia, Política e Sexualidade da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Desde 2012, coordena o subprojeto de Psicologia do Programa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, da UERJ. É coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da UERJ. Atua como professora na graduação e na licenciatura em psicologia, dedicando 20h semanais para atividades de ensino e extensão, e no PPGPS, dedicando 20h semanais às atividades de ensino e pesquisa. Desde 2011, ano de sua entrada na UERJ, tem orientado monografias de conclusão de curso de graduação em Psicologia e especialização em Psicologia Jurídica, e dissertações de mestrado em Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, teoria feminista, subjetivação política, estudos da juventude e formação de professores.
E-mail: amanamattos@gmail.com
Página do grupo de pesquisa: https://degenerauerj.wordpress.com
ANA MARIA JACÓ-VILELA
Ana Maria Jacó-Vilela é psicóloga pela UFMG (1972), Mestre em Psicologia Social pelo ISOP/FGV (1980), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP (1996). Fez pós-doutorado em História e Historiografia da Psicologia na Universidad Autònoma de Barcelona (2004). É bolsista de produtividade 1D do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj, Procientista da UERJ. É professora da UERJ desde 1980, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas de História da Psicologia. Nesta universidade, coordena o Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché, que abrange uma Biblioteca com coleções importantes no tema e abriga estudantes de graduação, de pós-graduação em orientação e pós-doutorandos, além de mais um professor. Já orientou 22 dissertações de Mestrado, 22 teses de doutorado, 25 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 113 bolsas de Iniciação Científica, além de 24 orientações de outra natureza, principalmente apoio técnico. Supervisionou 9 projetos de pós-doutorado. Foi vice-diretora do Instituto de Psicologia da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social por duas vezes. Foi presidente de associações relevantes no Brasil, como a Anpepp e a Abrapso, além de ter sido membro do XV Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Foi Representante Nacional, Secretária Executiva e Vice-Presidente para a América do Sul da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP). É Presidente da Divisão 18 (History of Psychology) da International Association of Applied Psychology (IAAP). Faz parte do Conselho Editorial de diversas revistas e tem sido revisora de periódicos nacionais e internacionais, bem como consultadora ad doc de agências de fomento do Brasil (nacionais e estaduais) e do exterior. Sua área de atuação é preferencialmente História da Psicologia no Brasil.
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E-mail: jaco.ana@gmail.com
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Redes sociais: Facebook (cliopsyche), Instagram (@clio.psyche), Youtube (www.youtube.com/cliopsyche)
ANA MARIA LOPEZ CALVO DE FEIJOO
Atualmente, é bolsista produtividade do CNPQ e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Feijoo formou-se em Psicologia em 1976 pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Defendeu sua dissertação de mestrado na Fundação Getúlio Vargas/ISOPE em Psicologia da Personalidade e Desenvolvimento, em 1986. Defendeu sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Psicoterapias Atuais, em 2000. Realizou dos estágios de Pós doc na UFRJ, o primeiro foi na Psicologia e o segundo na Filosofia. Atua na docência superior desde 1977, ministrando aulas, orientando monografias e coordenando pesquisas na Faculdade de Humanidades Pedro II, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Santa Úrsula e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – nessas instituições de ensino atuou como supervisora no Serviço de Psicologia Aplicada. As áreas em que empreendeu suas pesquisas foram psicoterapia e ensino. As atividades de Iniciação Científica ocorrem desde 2013 na UERJ com pesquisas dirigidas à Clínica de Urgência, Suicídio e Luto. A carga horária das atividades docentes em todas as universidades foram destinadas à graduação, apenas na FGV a professora ministrou aulas na pós. Atualmente essa carga horária é igualmente distribuída pela graduação e pós-graduação. Até 2010 a experiência docente era dirigida apenas à graduação, daí em diante essa experiência estendeu-se a orientação de dissertações e teses em Psicologia. Os interesses de pesquisa dirigem-se principalmente para a clínica psicológica em situações de luto e suicídio, tanto no âmbito particular como comunitário. Ocupou cargos administrativos nas seguintes universidades: Fahupe, USU e UERJ. Faz parte do conselho editorial das Revistas Latinoamericana de Psicoterapia existencial e Revista da Abordagem Gestáltica. Com relação à produção bibliográfica, Feijoo já publicou quatro livros, muitos capítulo e artigos na perspectiva fenomenológico-existencial em psicologia. Prêmios e homenagens: Já ficou entre os dez primeiros colocados no prêmio jabuti com o livro A Pesquisa e a Estatística na Psicologia e na Educação – Editora Record. Recebeu homenagem do CRP em 2003. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6262781863415292
E-mail: ana.maria.feijoo@gmail.com
ANGELA JOSEFINA DONATO OLIVA
Angela Donato Oliva graduou-se em Psicologia em 1986 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No mesmo ano ingressou para o mestrado da Fundação Getúlio Vargas, RJ/ISOP obtendo o título de mestre em Psicologia Cognitiva em 1990. Em 1996 ingressou no curso de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) obtendo doutoramento na área de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano em 2001. Em 1992 passou a integrar o quadro permanente de professores do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 1994, também da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde o mestrado tem-se dedicado os estudos na área da psicologia do desenvolvimento humano, em uma abordagem evolucionista, desenvolvendo pesquisas e na área clínica tem atuado como terapeuta e supervisora na terapia cognitivo-comportamental. São mais de vinte anos dedicados a essas atividades. Sempre deu aulas na graduação, por entender a importância da formação inicial dos discentes para o desempenho profissional. Orientou diversos alunos de Iniciação Científica e monografias de final de curso. Foi chefe de departamento e vice-chefe em diversas gestões. Desde 2002 tem atuado em projeto de extensão, trabalhando com alunos, junto à comunidade no tratamento para parar de fumar utilizando a terapia cognitivo comportamental. Em 2007 ingressou para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e desde então tem se dedicado a pesquisas sobre comportamento pró-social, empatia, altruísmo, comportamento moral, investimento parental, terapia cognitivo-comportamental, ministrando aulas e supervisionando as pesquisas de mestrado e de doutorado dos alunos. No momento é a Editora Chefe da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC).
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E-mail: angeladonatoliva@uol.com.br
ANNA PAULA UZIEL
Anna Paula Uziel possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ (1994), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013/2014). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membra-fundadora do GEPSID – Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobra, coordenadora do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS) desde 2011 e pesquisadora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) desde seu início, em 2002. O CLAM é herdeiro do Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde, instalado no IMS/UERJ em 1993, também com financiamento da Fundação Ford, do qual participava desde 1994. Já coordenou o Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ nos biênios 2011/2013 e 2019/2021. Já concluiu 27 orientações de mestrado e 13 de doutorado, além de 44 monografias de Especialização em Psicologia Jurídica e mais de 50 de graduação na UERJ. Foi organizadora de vários eventos científicos, como 4 edições do Gênero Ameaça(n)do, duas no Rio de Janeiro e duas em Paris; Parentalidades em pauta – Seminário Franco-Brasileiro; Corpo e Sexualidade em instituições de privação e restrição de liberdade, 2ª 2nd International Conference of LGBT Psychology and Related Fields e Subjetividades em batalha, territórios em guerra: geopolítica, sexualidade, migração e violência. É procientista desde 2011, já tendo sido Jovem cientista de nosso estado 2011/2013, Cientista do Nosso Estado de 2018/2020 e teve novamente o projeto aprovado para o triênio 2021/2023. Orienta alunos de iniciação científica desde 2004, tendo ininterruptamente bolsas do CNPq, da UERJ e da Faperj. Suas principais áreas de interesse são psicologia jurídica e sexualidade e boa parte de suas pesquisas relacionam os dois temas, sendo as mais recentes: Parentalidades em diversidade, que congrega três campos distintos: paternidade no Degase, maternidade na prisão e reprodução assistida; Sexualidade e Adolescência na contemporaneidade, cujo campo central foi no Degase, Homossexualidade e conjugalidade no sistema penitenciário do Estado do Rio de Janeiro e Família contemporânea na perspectiva de crianças e adolescentes, que estudou inclusive crianças abrigadas, as três últimas com financiamento da Faperj. Coordenou de 2015 a 2017 uma pesquisa internacional comparativa intitulada Saúde & Cidadania das Pessoas Trans no Brasil, com financiamento do governo francês. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa internacionais com financiamento da Capes: Gênero Ameaça(n)do, com financiamento Capes-Cofecub, e Articulações em ciências humanas e sociais: desafios contemporâneos dos direitos humanos na América Latina e Europa, com financiamento Capes-PrInt. É uma das organizadoras da coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade, do Centro Latino-Americano em Sexualidades e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), publicada pela Eduerj.
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E-mail: uzielap@gmail.com
DEISE MARIA LEAL FERNANDES MENDES
Deise Maria Leal Fernandes Mendes é formada em Psicologia pela UFRJ, é Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS). Fez pós-doutorado nesta Universidade, em 2009, investigando interações afetivas entre mães e bebês, e crenças parentais, e na UFRGS, em 2017, construindo um programa de promoção de competências emocionais em crianças, voltado para educadores. Professora Associada (aposentada) da UERJ, é docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social desta Universidade. Pesquisadora há cerca de vinte anos na área da Psicologia do Desenvolvimento, é coordenadora do grupo de pesquisa Desenvolvimento Socioemocional e Parentalidade, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Foi orientadora de monografias de final de curso de Psicologia e de alunos de Iniciação Científica e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Foi chefe de departamento, no Instituto de Psicologia da UERJ, em duas gestões, e coordenadora-adjunta do PPGPS também por duas vezes. Na ANPEPP, integrou o Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos. Foi contemplada duas vezes com o Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Sua atuação e temas de investigação têm se voltado para o desenvolvimento socioemocional e parentalidade.
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Email: deisefmendes@gmail.com
EDNA LUCIA TINOCO PONCIANO
Edna Ponciano é Especialista em Saúde Mental (1994) e em Terapia de Família (1996) pelo IPUB/UFRJ. Doutorado (CNPq/2004) e Mestrado (CNPq/1999) em Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado (FAPERJ/2007-2010), na PUC-Rio, em Psicologia Clínica. Pós-Doutorado Júnior/CNPQ (2010-2012) em Psicologia Social, UERJ. Professora do Curso de Especialização em Terapia de Família e Casal, na PUC-Rio, nos anos de 2005 a 2010. De 2004 a 2006 foi Pesquisador Associado/FAPERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Estudos, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia da Família (relacionamento pais e filhos e conjugalidade), desde 1994, Psicologia do Desenvolvimento (adolescência e transição para a vida adulta/adultez emergente), desde 2007, e Psicologia Positiva, desde 2010. Na graduação, têm sido ministradas as seguintes disciplinas: Pesquisa qualitativa, Pesquisa quantitativa, Psicologia da Família, Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente, Psicologia Positiva e Ética. Além de orientar monografias de conclusão do curso de graduação, têm sido feitas também orientações de bolsistas IC, com bolsa FAPERJ e CNPq, além de estagiários, com bolsa CETREINA/UERJ. Os projetos de pesquisa envolvem alunos de mestrado, doutorado e de graduação. Duas alunas de Mestrado defenderam em 2016 e, atualmente, há uma aluna de Mestrado, que ingressou em 2016, e três alunos de Mestrado e duas de Doutorado, ingressando em 2017. Participação em pesquisas multiculturais com os seguintes temas: satisfação conjugal com ou sem filhos, diferenças em criatividade, amor, uso de redes sociais e na frequência e distanciamento de toques em situações sociais, incluindo mais de 40 países. Também têm sido realizadas pesquisas sobre adolescência, transição para a vida adulta, relacionamento pais e filhos, conjugalidade e família.
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E-mail: ednaponciano@uol.com.br
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ELIANE MARY DE OLIVEIRA FALCONE
Eliane Mary de Oliveira Falcone possui graduação em psicologia pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em psicologia clínica pela PUC-Rio, doutorado em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em psicologia experimental pela USP e em psicologia clínica pela PUC-RS. Formada em Terapia Comportamental pelo Midlesex (Universidade de Londres (1989) e em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, em convênio com a FBTC (1999).É professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da mesma instituição. Supervisiona estágio clínico em Terapia Cognitivo-Comportamental e orienta pesquisas de mestrado e doutorado, sobre temas relacionados a empatia, relação terapêutica e personalidade. Foi chefe de Departamento (UERJ) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UERJ). Ministra aulas em cursos de especialização em várias cidades do Brasil sobre Terapia do Esquema e Relação Terapêutica. Ministra cursos de formação em TCC no Rio de Janeiro desde 1999. Foi presidente da FBTC no período de 2003 a 2005, quando fundou a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), atuando como editora responsável até 2009. Recebeu várias homenagens, dentre as quais se incluem: homenagem do Conselho Regional de Psicologia, pela formação de psicólogos no Rio de Janeiro (2000); dois prêmios de menção honrosa (2011 e 2013), além de prêmios de segundo (2014) e de primeiro lugar (2015), por trabalhos de orientação de PIBIC; foi homenageada em 2015 pelas contribuições à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), na fundação e manutenção da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC). Publicou 32 artigos em periódicos científicos, 52 capítulos de livros, além de haver organizado um livro e duas coleções, uma das quais continua a ser produzida (quatro edições por ano). Participou de vários congressos nacionais e internacionais, sendo a maioria de seus trabalhos apresentados em anais (107 resumos e quatro trabalhos completos). Orientou 16 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado. Foi organizadora de vários eventos científicos, nacionais e internacionais, além de membro de comissão científica de vários desses eventos. Coordenou a primeira Comissão de Certificação na elaboração da prova e na avaliação dos primeiros profissionais certificados pela FBTC (2015). É membro do GT-ANPEPP intitulado “Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental”. Já obteve vários financiamentos da FAPERJ para projetos de pesquisa, organização de evento e participação em congressos no exterior. É consultora ad hoc de vários periódicos científicos. Atualmente coordena o projeto “Construção e evidências de validade para a Escala Cognitiva de Crenças de Ansiedade”.
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E-mail: elianefalcone@uol.com.br
FERNANDO ALTAIR POCAHY
Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) / Faculdade de Educação/ Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Na mesma IES é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS); coordena o GENI – Estudos de Gênero e Sexualidade. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2018;2019-2022) e bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – Prociência-UERJ (2015-2918; 2019-2022). É Doutor em Educação e Mestre em Psicologia Social e Institucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CAPES, quando esteve vinculado respectivamente aos grupos GEERGE – Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas – LPP. Fez estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (Centre Louise Labé), França, com bolsa CAPES/PDSE. Possui Especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocasião em que foi bolsista da Fundação Maurício Sirotsky. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde atuou como bolsista de extensão e Analista de Relações com a Comunidade (vínculo celetista) junto à Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão (Procex). Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES/Reuni, vinculado ao NIGS – Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade e período como Pesquisador Visitante na Universidad Complutense de Madrid (fev-out 2020). Atuou como ativista e membro da coordenação política e de projetos do grupo nuances – grupo pela livre expressão sexual (1996- 2011). Integrou a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd no biênio 2018-2019. Atualmente é Editor Associado da Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação – Unesp Botucatu e preside o Comitê Científico do GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e coordenador do mesmo GT em sua regional (Sudeste); também é membro do GT Psicologia, Sexualidade e Política da ANPPEP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e 1º Secretário Executivo da ABEH – Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (2021-2023). Tem realizado estudos e intervenções a partir de interlocuções entre Educação e(m) Saúde, interessado principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, gênero e sexualidade, utilizando-se de abordagens pós-estruturalistas em articulação com os estudos feministas-queer-interseccionais.
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E¬mail: fernando.pocahy@gmail.com
INGRID DE MELLO VORSATZ
Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ (2020-atual). Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde – COREMU-UERJ (2017-2019). Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional – Modalidade Residência Hospitalar do Instituto de Psicologia da UERJ (2016-2018). Docente e supervisora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional – Modalidade Residência Hospitalar (IP-UERJ). Coordenadora do projeto de extensão Lugar de palavra: a enfermaria psiquiátrica como dispositivo de sustentação simbólica para o portador de transtorno mental grave (2017-atual). Prêmios: 60º Jabuti 2018 Eixo Inovação – Formação de Novos Leitores pelo projeto de ensino Psicanálise e literatura – Freud e os clássicos (2015-atual) e 56º Jabuti 2014 Categoria Psicologia e Psicanálise pelo livro Antígona e a ética trágica da psicanálise (Zahar/FAPERJ, 2013 (2º lugar)). Atua nas áreas de psicanálise, saúde mental, arte e cultura, com ênfase nos seguintes temas: teoria da clínica psicanalítica, literatura, tragédia antiga, ética, responsabilidade, sujeito, ciência, modernidade, psicose, escrita, testemunho.
Link para o Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0210308638523119
E-mail:ingrid.vorsatz.uerj@gmail.com
JOSÉ AUGUSTO EVANGELHO HERNANDEZ
José Augusto Evangelho Hernandez é bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Física da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação em Educação Física da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Física na graduação e pós-graduação e, também, das Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Psicologia da Cognição e Desenvolvimento e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE, da FAPEPI e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Compõe o Editorial Board da Interpersona: An International Journal on Personal Relationships. Membro do GT21 – ANPEPP – Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Família. Coordena o Laboratório de Medidas da Psicologia (LABMEDI) e tem experiência em pesquisas em gênero (gender schema theory), relacionamentos íntimos (amor, ajustamento e satisfação conjugal), estigma social, psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e na adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3533988543300433
http://orcid.org/0000-0001-9402-7535
E-mail: hernandez.uerj@gmail.com
https://labmedi.wixsite.com/meusite
LAURA CRISTINA DE TOLEDO QUADROS
Laura Cristina de Toledo Quadros é graduada em psicologia pela UFRJ, mestre em psicologia pelo ISOP/FGV/UFRJ e doutora em psicologia social pelo PPGPS/ UERJ com a tese “A Construção artesanal do fazer clínico em psicologia”, participa do grupo de persquisa CNPq “Entre redes “. É coordenadora do projeto de extensão(UERJ) COMtextos: arte e livre expressão na abordagem gestáltica e vice-coordenadora do projeto de extensão (UERJ) “Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas”. Possui experiência nas áreas clínica e comunitária, sendo também Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Iniciou na docência superior há mais de 30 anos com engajamento principal na área clínica, incluindo a supervisão de estágio em Gestalt terapia. Colaborou com instituições como o CEP ( Centro de Estudo de Pessoal- Forte Duque de Caxias), tradicionalmente voltada para ensino e pesquisa quantitativa e qualitativa no contexto humano. De 1998 à 2011 atuou no IAPP (Instituto de atendimento e pesquisa psicossocial) desenvolvendo e participando de projetos em diversas comunidades de baixa renda na cidade do Rio de Janeiro no exercício de uma Clínica ampliada.. Ganhadora do V Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação no Centro de Educação e Humanidades da UERJ (2020); Ganhadora do Prêmio Maria Isabel Reyes Lagunes (categoria: Instituição), Outorgado pela Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP/2020 – Trabalho: Mobilizar, inventar e intervir: Pesquisa, prevenção e intervenção como ações do IP da UERJ frente a pandemia COVID-19
junto com as professoras Ana Maria Jacó-Vilerna, Laura Cristina de Toledo Quadros e Claudia Carneiro da Cunha; Ganhadora do VII Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira – CRP/RJ(2014 – segundo lugar) e do prêmio II Fritz Perls – ação social em Gestalt-terapia (2009 – primeiro lugar). Participa do GT ANPEPP “Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa” o qual coordenou de 2018 à 2020. Atualmente conduz as pesquisas “ Versões do sofrimento psíquico construídas por jovens na contemporaneidade: articulações entre a Teoria ator-rede e a clínica gestáltica” que se desdobrou para o campo de Jovens mulheres e da pesquisa “Vidas em movimento: refugiados, sofrimento psíquico e reinvenções do cotidiano – um estudo na abordagem gestáltica em articulação com a teoria ator-rede” Orienta Iniciação de pesquisa com apoio da UERJ, CNPq e FAPERJ. Integra a editoria da Revista Estudos e Pesquisa –UERJ e esteve pelo CAPES-PrInt-UERJ como Pesquisadora Visitante Júnior na Université Vincennes-Saint-Denis – Paris 8, PARIS 8, França, de janeiro à abril de 2020
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LUCIANA MOURÃO CERQUEIRA E SILVA
Doutora em Psicologia (UnB, 2004), Mestre em Administração (UFMG, 1996), graduada em Comunicação Social (UFMG, 1993) e em Administração (FAAC, 2009) e pós-graduada em Comunicação Organizacional (USP, 1997). Estágio pós-doutoral realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2013). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. Tem pesquisado os temas de trajetória e desenvolvimento profissional. É bolsista produtividade do CNPq, Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ.
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E-mail: mourao.luciana@gmail.com
MÁRCIA MARIA PERUZZI ELIA DA MOTA
Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Métodos de Pesquisa em Psicologia pela Universidade de Reading- Inglaterra (1991), doutorado em Psicologia pela Universidade de Oxford (1996), na área de Psicologia do Desenvolvimento, e estágio pós-doutoral realizado na Universidade de Dalhousie – Halifax – Canadá (2016) e na Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Psicologia Experimental e do Desenvolvimento, Metodologia de Pesquisa e Psicologia Educacional. Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e exerceu diversas funções administrativas, como coordenadora de curso de graduação (UFJF e UERJ), vice-chefe de Departamento (UFJF e UERJ) e vice-diretora e diretora do Instituto de Psicologia da UERJ. Foi coordenadora do comitê assessor de Ciências Humanas à pró-reitoria de pesquisa da UFJF e membro do Conselho Universitário da UERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento metalinguístico e contextos sociais; aquisição da linguagem escrita e da linguagem. Ao longo de sua carreira publicou 56 artigos em periódicos científicos e 16 capítulos de livros, além de ter organizado seis livros e publicado os resumos de seus trabalhos em inúmeros congressos internacionais e nacionais (66 resumos). Recebeu prêmio de 1º lugar na categoria sênior no Prêmio monográfico CEPSIC: “Inclusão Digital: ferramenta de promoção para um envelhecimento cognitivo, social e emocional saudável?”, CEPSIC – Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas SP. Recebeu dois prêmios de menção honrosa por trabalhos de orientação de PIBIC e teve uma aluna de doutorado agraciada com a bolsa do Programa Emerging Leaders in the Americas Program. Orientou doze dissertações de mestrado, já concluídas e 4 de doutorado, 1 pós-doutorado, e 39 bolsistas de IC. Foi organizadora de vários seminários e eventos científicos. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2. Faz parte do conselho editorial da revista Psicologia Ciência e Profissão e Poíesis Pedagógica e é consultora ad hoc de diversas revistas científicas. Já obteve financiamentos para projetos de pesquisa e bolsas da FAPERJ, CAPES e CNPq.
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REGINA GLÓRIA NUNES ANDRADE
Regina Gloria Nunes Andrade finalizou a graduação em Pedagogia, e logo fez outro vestibular para Psicologia, na Universidade Federal da Bahia em 1973. Mestrado realizou na Univeristé de Sorbonne – com Roger Bastide, em 1970, seu Doutorado em Comunicação Social, concluiu, na Escola de Comunicação na UFRJ em 1988, tendo o Prof. Muniz Sodré como seu orientador. A partir de então fez vários pós-doutorados no exterior e no Brasil. As atividades de ensino foram desenvolvidas na graduação e na pós-graduação em Comunicação Social (UFRJ) onde foi professora e logo depois, através de Concurso entrou no Instituto de Psicologia da UERJ, em 1989. Logo em 1991 foi convidada a constituir o grupo dos professores fundadores do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social – PPGPS-UERJ. Até se aposentar em 2014, ensinou na graduação, e na pós-graduação tendo orientado varias Dissertações em Mestrado e Teses de Doutorado e em Pós Doutorado e uma longa experiência internacional na França, na Universite de Pau et Pays de l’Adour e Université de Lille -2 , além da Univesite Paris V Renee Descartes, com o prof. Michel Maffesoli, e na África em Angola. Desde 2014, se mantem aposentada e ativa. Foi patrocinada inicialmente por bolsas da UERJ e neste momento tem uma bolsa de Pesquisadora Emérita da FAPERJ, o que lhe possibilita continuar atuando em publicações, convênios, e orientações de mestrado e de doutorado. Seu principal trabalho é realizado com jovens carentes da Comunidade da Mangueira, Centro Cultural Cartola e Museu do Samba e Escola Municipal do Uruguai. Estes trabalhos foram publicados em três livros, e são sobre identidade cultural, autoestima e autoimagens de jovens. No momento em função da Vice Coordenação do Projeto CAPES COFECUB, Vidas Paralelas Migrantes –UNB/UERJ – Paris 13, trabalha num projeto sobre Bilinguismo e Refugiados de crianças e jovens-CARITAS-Arquidiocesana do Rio de Janeiro e supervisiona trabalhos sobre migrações. Também, pretende dar inicio a uma pesquisa na comunidade da Mangueira sobre Gênero e Jovens, assim como outros temas que envolvam as Comunidades e juventude. Em breve estará lançando o IX Colóquio Internacional Fronteiras (dez. 2021), o qual tem sido Presidente desde 2011.
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RICARDO VIEIRALVES-CASTRO
Ricardo Vieiralves de Castro é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu na Universidade os cargos de Sub-Reitor de Extensão e Cultura, Sub-Reitor de Graduação e Reitor (por dois mandatos). Foi subsecretário e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e diretor do Museu da República. É graduado em psicologia pela UERJ, possui Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e Doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fez Pós-Doutorado em História Social pela USP. É diretor científico da revista POLEMICA e coordena o Laboratório de Estudos Contemporâneos da UERJ. Orientou 16 dissertações de mestrado e 11 de doutorado no Programa de pós-graduação stricto senso em psicologia social da UERJ. Publicou 27 artigos em periódicos e 9 capítulos em livros. Organizou 02 livros. Foi agraciado com o Prêmio Moral, Direito e Modernidade. Recebeu o título de benemérito e a Medalha Pedro Ernesto da Alerj. Desenvolve pesquisas na área do pensamento social, com estudos em representações sociais, memória social, e identidade social. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao pensamento social dos brasileiros sobre si mesmos e sobre o Brasil.
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E-mail: ricardo.vieiralves@gmail.com
RONALD JOÃO JACQUES ARENDT
Ronald João Jacques Arendt fez o curso de Graduação em Psicologia na UFRJ de 1969 a 1973, Mestrado e Doutorado em Psicologia Social no ISOP/FGV, RJ o primeiro de 1975 a 1978, o segundo de 1983 a 1988. Em 1978 começou sua carreira docente como professor de psicologia social na UGF. Antes, na UFRJ, era estagiário docente da profa. Eva Nick. Trabalhou em RH no Banco Lar Brasileiro associado ao Chase Manhatan Bank de 1975 a 1978 e por um curto período na área de RH da Uni-Rio (1978 a 1980). Prestou concurso público para professor na UFES em 1983, ingressando em 1984. Em 1986 prestou concurso público para a UERJ. Por muitos anos lecionou História da Psicologia e Psicologia Social. Em 1990 participou da criação e consolidação do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social. Atua na linha de pesquisa 3 (História Imaginário Social, Cultura). Em 1998 prestou concurso na UERJ para professor Titular em Psicologia Social. Coordena o grupo de pesquisa entre_redes. Seu projeto de pesquisa versa sobre como efetuar metodológica e conceitualmente, com base na filosofia contemporânea, um psicologia não moderna. Orienta alunos de IC, Mestrado e Doutorado. Foi, desde o lançamento do programa, bolsista do Prociência, deixando-o há alguns anos. Fez pós-doutorado em Paris VIII em 2002, no Departamento de Ciências da Educação, convidado pelo prof. Remi Hess. Em 2015 cursou na Bélgica o semestre sabático na Universidade de Liège e na universidade Livre de Bruxelas convidado pela profa. Vinciane Despret, retornando ao Departamento de Ciências da Educação da Unv. Paris VIII, no último semestre do prof. Remis Hess, antes de sua aposentadoria. Seu maior interesse de pesquisa hoje é pensar a psicologia a partir da teoria do ator-rede. Isto implica em estudar toda uma gama de áreas que vão da política e da sociologia à antropologia e geografia, do empirismo radical à fenomenologia, passando pelas metodologias inventivas das práticas de pesquisa contemporâneas. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Fractal da UFF.
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E-mail: arendt.ronald@gmail.com
VANESSA ROMERA LEME
Vanessa Barbosa Romera Leme é Professora Adjunta IV do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 40 horas em regime de dedicação exclusiva. Coordenadora do Grupo de Pesquisa – NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais). Psicóloga (Unesp-Bauru – 2008), Mestre (Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Unesp-Bauru – 2008), Doutora (Psicologia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FCLRP/USP- 2011) e Pós-Doutora (UFSCar – estágio na Universidade do Porto, Portugal – 2013). Área de atuação (2002-atual): Psicologia do Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais, Psicologia do Ensino e Aprendizagem e Prevenção e Promoção de Saúde Mental. Na graduação (UERJ) ministrou as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia e Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem do aluno do Ensino Médio. Coordena o Projeto de Extensão PRODIN – Programa de Desenvolvimento Interpessoal para prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no curso de vida. Atuou entre 2013 e 2015 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na UNIVERSO/Niterói (Nota 5 Capes). Orientou 8 iniciações científicas, 8 dissertações de Mestrado, uma tese de doutorado e co-orientação de tese de Doutorado. Áreas de interesse: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Psicologia Positiva, habilidades sociais, habilidades sociais educativas de pais e professores, programas de prevenção e promoção de saúde mental, processos de resiliência e vulnerabilidade em contexto educativo. É membro do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. Chefe do Departamento de Fundamentos de Psicologia (2016-2018). Atua no Conselho Editorial (Editora Associada) da Revista Paidéia (Ribeirão Preto – Qualis Capes A1). Foi Editora chefa da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia – UERJ (Quais-CAPES A2 – 2019 e 2020). Prêmio Carolina Martuscelli Bori (Categoria Doutorado) pela Sociedade Brasileira de Psicologia – 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (2012). É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. A docente é Bolsista Produtividade 2 do CNPq.
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E-mail: vanessaromera@gmail.com

PROFESSORES/AS COLABORADORES/AS

ALEXANDRA CLEOPATRE TSALLIS
Alexandra Tsallis é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua ministrando disciplinas e supervisionando estágio, orientando monografias de conclusão de curso e extensão na graduação (20 horas). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social / UERJ orientando dissertações de mestrado (20 horas). Membro do Corpo Editorial da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia (Qualis CAPES A2). Membro do Conselho de Saúde da UERJ. Membro do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos / UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes / UFF – CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Psicologia e Práticas Sócio-culturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado (sanduiche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l’Innovation – École de Mines / Paris (2005). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia / UFRJ (2010). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo temas, tais como: Teoria Ator-Rede / Formas de Resistência, Clínica Ampliada / Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase Fenomenológica.
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Email: atsallis@gmail.com
CARLOS EDUARDO NORTE
Carlos Eduardo Nórte é Professor Adjunto do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Professor Assistente do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Neuropsicologia (LAPIN-UERJ). Psicólogo (UFRJ – 2010), Especialista em Neuropsicologia (CESANTA RJ – 2012), Especialista em Reabilitação Neuropsicológica (USP – 2014), Mestre (Saúde Mental – IPUB 2012) e Doutor (Saúde Mental – IPUB 2016). As linhas de pesquisa e atuação encontram-se na área de Neuropsicologia Clínica e Experimental, Psicologia Experimental e Psicofisiologia.
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E-mail: cadulsn@gmail.com
E-mail do laboratório (LAPIN): lapinuerj@gmail.com
Instagram do laboratório (LAPIN): @lapin.uerj
CLAUDIA CARNEIRO DA CUNHA
Claudia Carneiro da Cunha é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Ciências Humanas e Sociais e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 40 horas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GENTES – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS)/UERJ, com as linhas de pesquisa: Corpos e corporeidades dissidentes na infância, adolescência e juventude e Tecnologias de cuidado em HIV/AIDS. Participa como professora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID/UERJ). Coordenadora de Saúde do Instituto de Psicologia (IP) e integrante do Núcleo de Saúde Mental e Psicologia da Policlínica Piquet Carneiro (PPC)/UERJ, serviço de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua como supervisora de estágio no Núcleo de Atenção Integral à Saúde Infanto-Juvenil (NAISI)/PPC/UERJ, uma parceria com o Instituto de Nutrição. Desenvolve projeto de extensão intitulado “Atuação em redes e linhas de cuidado: articulações interprofissionais no âmbito da Coordenação de Saúde do Instituto de Psicologia”, promovendo interfaces entre as ações de saúde vinculadas à Coordenação de Saúde do IP, na PPC. Desenvolve dentro do projeto de extensão um eixo de trabalho voltado a estudantes com deficiências e transtornos no IP, estruturando junto à Coordenação de Graduação ações de acessibilidade na formação presencial e remota. Graduada em psicologia (UERJ – 2001), especialista em terapia através do movimento na Escola de Dança Angel Vianna (2018), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (2004), doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com pós-doutorado em Saúde Coletiva/IMS/UERJ (2014) e aprimoramento profissional no Centre de Recherche Médicine, Sciences, Santé et Societé (CERMES) – CNRS – INSERM – EHESS, Paris/França (2005). Trabalhou durante 8 anos em Organização Não-Governamental – Instituto de Arte TEAR, e, no período de 2001 a 2014, realizou diversos projetos de assistência e pesquisa na FIOCRUZ. Áreas de atuação (2001 – atual): psicologia social, saúde coletiva e antropologia social. Desenvolve desde 1999 estudos no campo do HIV/AIDS, com diversas publicações sobre o assunto. Temas de interesse: corpo e corporeidade, obesidade, HIV/AIDS, gênero e sexualidade, infância, adolescência e juventude, ativismo e movimento social, interprofissionalidade, condições crônicas de saúde, saúde mental, deficiência e acessibilidade. Na graduação (UERJ) ministrou as disciplinas: Temas Antropológicos em Psicologia, Temas Sociológicos em Psicologia, Ética, Psicologia e Saúde Pública. Na pós-graduação, como professora convidada, ministrou as disciplinas: A internet como campo de pesquisa social (IMS/UERJ) e Construção de Etnografias em Saúde (Pós-Graduação em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente / Mestrado e Doutorado – PPGSMCA – INSMCA Fernandes Figueira /Pós-Graduação em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ). Orienta alunos de monografia de conclusão de curso e de iniciação científica (CNPq).
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E-mail: claudia.cunha@uerj.br
Site do GENTES: https://gentes.ims.uerj.br/
Instagram do NAISI: @naisiuerj
HELOÍSA FERREIRA
Professora adjunta do Departamento de Cognição e Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (LED), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento (GEPE) e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do GT “Pesquisa em Avaliação Psicológica” da ANPEPP. Atuou como professora adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e como pesquisadora de Pós-doutorado no Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos da Universidade Federal de Itajubá. Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia- área de concentração: comportamento e cognição – da Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto em Portugal e na Universidade de Alberta no Canadá. Especialista em Psicoterapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento – ITCR de Campinas-SP. Tem experiência na área de Desenvolvimento Humano do adulto e do idoso e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental do adulto e do idoso, desenvolvimento e adaptação de testes psicométricos, avaliação psicológica, psicoterapia comportamental e cognitivo-comportamental.
JIMENA DE GARAY HERNÁNDEZ
Jimena de Garay Hernández é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social em Psicologia Social (mestrado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 40 horas. Integrante fundadora do GEPSID (Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras). Psicóloga (Universidad Nacional Autónoma de México – 2009), Diplomada em Feminismo Latinoamericano (UNAM – 2010), Mestra (Psicologia Social – UERJ – 2013) e Doutora (Psicologia Social – UERJ – 2018). Trabalhou em organizações da sociedade civil voltadas ao feminismo e à diversidade sexual. Áreas de atuação (2010 – atual): Gênero, Famílias, Sexualidade, Privação de liberdade, Educação, Juventude, Infância. Na graduação (UERJ) ministrou as disciplinas: Pesquisa Qualitativa, Temas Antropológicos em Psicologia, Psicologia, Educação e Direitos Humanos, Análise Institucional. Na licenciatura (UERJ) ministrou as disciplinas: Estágio Supervisionado, Instituições Escolares e Psicologia. Na Especialização em Psicopedagogia (UERJ) ministrou a disciplina: Educação e Direitos Humanos. Supervisiona estágio em Educação e Socioeducação e Subjetividades e Prisões e coordena o Projeto de Extensão (Re) pensando questões de violência e desigualdade na educação de meninas e meninos. Orienta monografias de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação lato sensu e bolsistas de Extensão. Coordena pesquisa interinstitucional financiada pela FAPERJ. Áreas de interesse: educação, privação de liberdade, infância, juventude, gênero, sexualidades, feminismos, famílias. É colaboradora do CRP-RJ e integrante de El Telar (Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano). Atua como editora associada da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia.
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E-mail: jime.degaray@gmail.com
E-mail do laboratório (GEPSID): gepsid.uerj@gmail.com
PATRICIA LORENA QUITERIO
Patricia Lorena Quiterio é Professora Adjunta do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social em Psicologia Social (mestrado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 40 horas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LADIS (Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais), integrante do NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais) e do Lateca (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa). Pedagoga (UERJ – 1996), Psicopedagoga (PUC – 1998), Especialista em Psicomotricidade (UERJ – 2001), Psicóloga (UNESA – 2005), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CPAF-Rio – 2006), Aperfeiçoamento em Neuropsicologia (UNESA – 2006), Mestre (Educação Inclusiva e Processos Educacionais – ProPEd UERJ – 2009) e Doutora (Educação Inclusiva e Processos Educacionais – Capes / ProPEd UERJ – 2015) e Pós-Doutoranda (UFSCar – 2021). Trabalhou durante 21 anos (1995 – 2016) na Secretaria Municipal de Educação (professora, coordenadora pedagógica, agente de educação especial, gestora e membro da Coordenadoria Técnica). Desde 2006, atua como psicóloga cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes. Áreas de atuação (2007 – atual): Relações Interpessoais, Processos de Inclusão, Formação Inicial e Continuada, Prevenção e Promoção de Saúde Mental, Programas de Promoção de Habilidades Sociais e Terapia Cognitivo-Comportamental. Na graduação (UERJ) ministrou as disciplinas: Processos Básicos I, Psicologia e Deficiência, Psicologia do Desenvolvimento (curso de Nutrição), Dificuldades de Aprendizagem do aluno no Ensino Médio, Estágio Básico, Terapia Cognitivo Comportamental, Avaliação Psicológica Infantil e na Adolescência e Terapia online com crianças e adolescentes. Supervisiona estágio em Grupo de Orientação Familiar e Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças e adolescentes e coordena o Projeto de Extensão PPHS – Programa de Promoção das Habilidades Sociais de alunos sem fala articulada tendo graduandos em Psicologia como interlocutores. Orienta alunos de monografia de conclusão de curso, bolsistas de Estágio Interno Complementar, Extensão e de Iniciação Científica (FAPERJ), com pesquisa financiada pela FAPERJ (APQ-1). Coorientou uma dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UERJ). Orienta duas dissertações de Mestrado. Áreas de interesse: Educação Especial, Educação Inclusiva, Comunicação Alternativa, Habilidades Sociais, Habilidades Sociais Educativas e Inclusivas (professores e familiares), Programas de Promoção de Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental na infância e adolescência. É membro do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social e da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa – ISAAC Brasil. Subchefe do Departamento Cognição e Desenvolvimento (2017 – 2020). Atua como editora associada da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia.
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E-mail: patricialorenauerj@gmail.com
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Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Anna Paula Uziel – Coordenadora do PPGPS

Laura Cristina de Toledo Quadros – Coordenadora Adjunta do PPGPS
 

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Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ